Alexandra Farah lança o livro ‘101 Filmes para Quem Ama Moda’

Cultura

GivenchyYves Saint Laurent e Jean-Paul Gualtier, entre outros grandes estilistas, foram responsáveis por figurinos de produções cinematográficas que marcaram época, do século XX para cá. Agora, essas criações, que lançaram tendências, estão reunidas no livro ‘101 Filmes para Quem Ama Moda’, da jornalista e escritora Alexandra Farah. A publicação terá uma noite de autógrafos domingo (1º) na Livraria Prince Books, no Chez Oscar, em São Paulo.

A compilação traz também artigos de dois especialistas no assunto. Hernani Heffner faz um levantamento inédito do início do cinema brasileiro e Gloria Kalil diferencia a roupa do figurino, além de assinar a quarta capa.

A autora, Alexandra Farah: “Estudar o passado para chegar mais rápido no futuro, conhecer novos filmes e aprender com os mais lindos. Estas eram as mensagens das mostras de cinema e são desse guia” (Foto: Reprodução)

“O figurinista não se propõe a lançar moda. Ele usa a moda para marcar a personalidade da personagem que ele está vestindo. Só que, às vezes, essa roupa, ou todo um guarda-roupa, são tão envolventes que fazem com que o público se apaixone pela imagem e se identifique com o ator ou com a atriz, querendo então vestir o que eles vestem”, analisa Kalil.

A ideia de lançar um olhar sobre esses filmes, segundo Alexandra, veio depois das quatro mostras FilmeFashion que ela organizou entre 2003 e 2009. Os temas são divididos em quatro segmentos na obra: grandes estilistas, documentários, filmes brasileiros e musicais.

Assim, é possível relembrar o vestido tomara-que-caia matador usado por Rita Hayworth, em ‘Gilda’ (1946), o moleton rasgado que Jennifer Beals ostentou em ‘Flashdance’ (1983) ou o pretinho com tiras no decote com o qual Demi Moore seduziu o mundo em ‘Proposta Indecente’ (1993). “Estudar o passado para chegar mais rápido no futuro, conhecer novos filmes e aprender com os mais lindos. Estas eram as mensagens das mostras de cinema e são as deste guia”, revela Alê, que também é colunista da ‘Vogue Brasil’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *